quinta-feira, 21 de março de 2013

Falso destino


O livro trata das principais especulações dos fãs para o destino final do bruxo mais famoso de todos os tempos, Harry Potter (HP). A obra foi fruto de uma pesquisa de dois jornalistas, Juliana Calderari e Ivan Finotti, sobre o último livro da série de J.K. Rowlling, que na época não havia sido lançado.

Os jornalistas mergulharam no mundo mágico por meio dos maiores fãs da série. “O Destino de Harry Potter” reúne entrevistas com criadores de sites, fóruns e encontros sobre HP, além de teorias, possíveis pistas deixadas por Rowlling para encerrar a saga e sete fanfics ou fics (histórias escritas por fãs usando os personagens originais da trama). Um caso mais recente de fic é o bestseller “50 tons de Cinza”, o qual era, originalmente, uma história escrita por uma fã da série Crepúsculo.

Fãs criam inúmeros e surpreendentes finais alternativos para a série
O livro possui um trabalho bem apurado de pesquisa e que para a época em que foi lançado devia ser bem interessante. Hoje, tempo em que já conhecemos o final da aventura faz muito tempo, não é uma leitura tão interessante assim. Mas, em nível de curiosidade, dá para ter uma boa ideia sobre o que se passava na cabeça de jovens apaixonados pelas aventuras do menino da cicatriz enquanto aguardavam o desfecho da aventura.

Foi uma leitura de curiosidade e, em sua maior parte, reuniu depoimentos e histórias não tão interessantes e nem tão bem desenvolvidas. Esse fato é perfeitamente natural já que a escrita é feita por fãs sem know-how literário. Para os que são apaixonados pela série e cresceram com ela, assim como eu, vale a leitura. Nota 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário