sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

13 paradigmas quebrados



Dando sequência às leituras, escolhi o livro nacional de contos Paradigmas 4. Ele encerra uma coletânea da Tarja editorial, cuja proposta é promover textos diferentes, que rompam paradigmas, de autores brasileiros. São 13 contos no total:

Uma flor a Gambô - Richard Diegues (também é editor e organizador da obra)
Mistura magia e realidade. Tem ambientação na África, tomada pela AIDS e a luta pela cura, inclusive para quem já se foi. Lendas e seres sobrenaturais estão presentes.

O diamante laranja - Adriana Rodrigues
Um conto inspirado em J. K. Rowling e Agatha Christie. Num mundo mágico, uma moça sem poderes busca outras formas de se destacar. E para isso ela usa a mente.

A biblioteca no fim do mundo - Fábio Fernandes
A ficção científica é predominante aqui. Um futuro em que os humanos foram exterminados da Terra dominada pela tecnologia. As Inteligências Construídas (ICs) que restaram aqui, tomadas por sentimentos, tentam recriar os homens.

A mãe da Montanha das Águias - Ana Lúcia Merege
Magia e pré-história. A mensagem de que a guerra e os conflitos não compensam. Há idealização do feminino.

A última prece - Rober Pinheiro
Em momento de grande perturbação por uma grande provação, um padre, o qual já havia caído em tentação anteriormente (fraco na fé), aceita a oferta do Diabo. Faz sua vontade e um crime é cometido dentro da igreja.

Barquinhos de papel e outros origamis - Sandro Côdax
Um almirante reverenciado por sua aptidão no mar sofre um acidente, provavelmente pela insatisfação de Tristão ao ver um mortal ser chamado de deus marítimo. O homem se isola por cinquenta anos em regime de extrema reclusão e quando abre os portões da casa isolada tem uma surpresa.

A tal aranha-da-lua - Carlos Abreu
A solução de um crime em Marte. Há uma mensagem metafórica de uma aranha rara que só existia na lua e quando tentávamos levá-la dali ela virava areia.

12 vidas - Leonardo Pezzella Vieira
Uma cidade estranha em que, a cada mês do ano, todos devem pagar um preço diferente por morar ali. Privações de sentidos e até da capacidade de sorrir estão entre eles. Mas o salário pelos diversos empregos são altos e, com isso, muita gente é atraída.

O evangelho segundo eu mesmo - Roberta Nunes
O conto mais intrigante. Acabou e fiquei cheio de dúvidas. Mandei e-mail para a autora e pude ampliar minha percepção e interpretação. A ideia é a de Deus corrompido, resultante dos grandes crimes causados por um cardeal, supostamente imortal.

O jantar - M. D. Amado
O terror predomina aqui. Uma senhora, meio a Segunda Guerra, tem sede de vingança ao que aconteceu com seu marido e neto. O conto teve inspiração em A menina que roubava livros.

Você vai seguir meu caminho? - Marcelo Jacinto Ribeiro
A grande privação de quem fica aleijado. Mas os ETs viram em pessoas nessas condições uma grande oportunidade para limpar o mundo dos não dignos dele.

O caçador de Deus - Georgette Silen
Inquisição e ideia de exterminar os inimigos de Deus. Um bruxo, antes de ser enforcado, decide fazer justiça com a própria mão (no singular).

O demônio das florestas tropicais - Ronaldo Souza
Influência do folclore brasileiro, especificamente, na imagem do Curupira.
  
Foi interessante viver cada experiência dos contos, dos paradigmas se quebrando, dos autores que estão começando e já têm sua marca original. Ganhei o livro do M. D. Amado, autor de O jantar, em um sorteio na época do falecido Orkut. Nota 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário