segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Cinema em foco



Pela primeira vez fui a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Sobre o chão histórico brasileiro, grandes telas foram erguidas. Não consegui ver muita coisa, afinal só aproveitei o último dia. Dois longas foram o suficiente para sentir o clima do evento, entender a proposta e admirar a organização e a estrutura empreendidas. Toda a programação foi gratuita.

"Dois casamentos" foca nos devaneios de duas noivas prestes a concretizar o matrimônio
“Dois casamentos”, de Luis Rosemberg Filho, aborda a história de duas noivas aguardando, numa antesala da igreja, serem chamadas para se casarem. Enquanto isso, elas refletem sobre suas vidas. O filme foi bem produzido e bem atuado, mas o tom de “monólogo”, sem movimento, sem mudança de espaço, fizeram com que os 71min parecessem intermináveis. Nota 7.

Drama de uma típica família brasileira é abordado em "Ela volta na quinta"
“Ela volta na quinta”, de André Novais de Oliveira, foi o filme escolhido para encerrar a Mostra. Neste longa, o diretor também atua junto com sua família. E é sobre ela que a trama gira. Belo Horizonte é a cidade onde foi feita a ambientação. Particularmente não gostei muito. Achei simples demais, superficial. Dramas profundos não foram mostrados e sim fragmentos de uma típica família brasileira pobre. Nota 4.

Recomendo o evento para todos os amantes da sétima arte. A oportunidade também é perfeita para explorar a cidade com todas as suas comidas, belezas, artesanatos e clima.

Sobre o festival
O maior evento do cinema brasileiro contemporâneo - a Mostra de Cinema de Tiradentes - chegou a sua 18ª edição, de 23 a 31 de janeiro de 2015, apresentando ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira. Uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Foram mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias mundiais e nacionais e, ainda, reúne todas as manifestações da arte no cenário da barroca Tiradentes. Homenagens, oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance, encontros e diálogos, atrações artísticas numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público.

A pluralidade de conteúdos audiovisuais advindos das mais diversas fontes expressa a programação desta edição que reafirma o compromisso com o cinema brasileiro, com a sociedade que o origina, com as representatividades políticas, com as mudanças, influências e tendências do audiovisual.

Com informações site da Mostra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário