segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Entre demônios e amores



Por Júlia Martins

Nós somos tragados para o universo fantástico de Gabriel García Márquez sem perceber. São nos detalhes do romance que ele começa a construir o universo tão conhecido do autor, como um cavalo que vive cem anos, ou uma personagem que sofre de flatulências graves, causada por ter comido cacau e mel em excesso. Por isso, os mundos criados por Gabo não são completamente malucos como muitos acreditam, mas uma realidade próxima enlaçada em mistério, na qual ficamos sempre com uma sensação de deslocamento.

Nesse ambiente que se desenvolve a lindíssima história de Do amor e outros demônios. A protagonista é Sierva Maria, uma menina renegada pelos pais e que acaba sendo criada pelos escravos da família, numa pequena cidade da Colômbia, ainda na época colonial. Logo nas primeiras páginas da história, Sierva é atacada por um cão raivoso que contagia todos os que são mordidos por ele, menos ela. Porém, certo dia a menina fica com febre e então todos têm a certeza de que ela foi acometida pela doença.

Sierva Maria em filme homônimo (Fonte: Rotten Tomatoes)
Seu pai então, numa tentativa de se redimir da apatia que sempre teve pela filha, e apesar de não ser nada religioso, muito pelo contrário, resolve entregar a menina a um convento próximo, Santa Clara, para ela poder, ao menos, ter os devidos cuidados da alma antes de morrer. Nesse ambiente, tendo tido toda sua formação dada por escravos, utilizando diversos ornamentos dos negros e falando muitas línguas africanas, rapidamente as freiras começam a acreditar que Sierva Maria está na verdade possuída pelo demônio.

E é nesse momento, diante de seus recém descobertos demônios internos, além dos vários que circundam a atmosfera do convento, que a menina conhece Cayetano Delaura, padre designado para realizar seu exorcismo. Esse encontro muda para sempre o destino dos dois personagens.

Gabo faleceu em 17 de abril de 2014 (Fonte: Huffington Post)
Do amor e outros demônios é um dos livros mais bonitos que li recentemente e altamente recomendável para quem quer conhecer a obra de Gabo, pois é uma obra curta, fácil e já traz todo o universo fantástico e a força narrativa do autor colombiano. É um livro que, essencialmente, fala de amor. O embate entre a fé e o amor, tem o último como vitorioso, reforçado pela fala de um dos personagens: “sempre acreditei que Ele leva em conta mais o amor do que a fé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário