quarta-feira, 25 de março de 2015

Amigos bêbados contam histórias



Noite na taverna, escrita pelo grande Álvares de Azevedo, é uma coletânea com sete narrativas contínuas, que se completam. Em uma noite, alguns homens estão numa taverna, já embriagados pelo vinho e pelo fumo. Após uma introdução com a apresentação da cena, somos convidados a acompanhar cinco desses homens a contar suas histórias macabras. A morte é o fator predominante. Encontramos elementos da segunda fase romântica, aquela do mal do século, em vários trechos.

Capítulos e temática
Quadro remetendo a noite do livro (Foto: Uarévaa)
- Uma noite do século: apresentação, discussão filosófica acerca de fé e crenças, bebedeira.

- Solfieri: necrofilia.

- Bertram: loucura, canibalismo, assassinato, abandono.

- Gennaro: amor proibido, trapaça enganação, frustração, assassinato.

- Claudius Hermann: sequestro, relações sexuais com a mulher entorpecidas.

- Johann: incesto, destruição familiar.

- Último beijo de amor: desfecho, reviravolta, suicídio. 

Um ótimo livro, leitura indicada principalmente para noites sem sono. A escrita é fluida e curta. Foi necessário, para mim, incluir uma leitura desta época e deste estilo em minhas escolhas literárias. Por enquanto é a melhor leitura do ano. Nota 9.

Sobre o autor
Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 12 de setembro 1831, em São Paulo e faleceu em 25 de abril de 1852, no Rio de Janeiro. Ao passear a cavalo sofreu uma queda. Como já sofria de tuberculose, o acidente agravou ainda mais a situação e esse fato impediu que concluísse a faculdade de Direito. 

Sempre se soube que ele levou uma vida boêmia e libertina; porém, seus biógrafos mais respeitáveis afirmam que isso não é verdade, pelo contrário, dizem que sua vida era muito calma e serena.

Azevedo escreveu poesia, prosa e teatro. Toda sua obra foi escrita em um período de 4 anos (período em que era estudante universitário) e publicada depois da sua morte. Informações InfoEscola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário