segunda-feira, 13 de abril de 2015

Tratado sobre a mentira



As mentiras que os homens contam de Luis Fernando Veríssimo é uma antologia de crônicas, cujo tema principal é a mentira. Segundo o autor, os homens mentem para proteger o sexo oposto, desde a infância para não decepcionar a mãe, até na fase adulta para preservar o casamento.

Os textos são curtos e fluidos, com a crítica e o humor peculiares do grande mestre Veríssimo. Ao longo da leitura, é possível ficar indignado e revoltado com algumas situações, mas sempre com o sorriso no rosto, já que o humor sempre está presente.

Situações cotidianas são o pano de fundo para o desenrolar das histórias, sempre muito possíveis de acontecer. Em alguns casos, podemos associar à atitudes de pessoas conhecidas... ou até mesmo nossas. Muito recomendado para quem está ingressando no mundo da leitura, em trabalhos nas escolas ou para a reflexão e entretenimento diário. Nota: 8.

Sobre o autor
Luis Fernando Veríssimo (Ilustração: Livre-se.com)
Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou lá, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califórnia, por dois anos. Estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone.

Jornalista, iniciou sua carreira no jornal Zero Hora, passou pelo Folha da Manhã, além de ter trabalhado como tradutor no Rio de Janeiro. O sucesso de sua coluna garantiu o lançamento, naquele ano, do livro A grande mulher nua, uma coletânea de seus textos. Participou também da televisão, criando quadros para o programa Planeta dos Homens, na Rede Globo e, mais recentemente, fornecendo material para a série Comédias da vida privada, baseada em livro homônimo. Com informações do portal Releituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário