sábado, 9 de maio de 2015

Meu tipo de garota

Não sou muito fã de livros de contos, pois sempre tenho a sensação de ficar muito pouco tempo dentro de cada história. Além disso, quando o livro termina não lembro de metade deles. Indo contra essa ideia, o livro de Buddhadeva Bose, escritor da região de Bengala, na Índia, me cativou bastante.

Primeiro porque são apenas quatro narrativas distribuídas em cerca de cento e cinquenta páginas. Também porque ele entrelaça as histórias pelo encontro de quatro narradores (um escritor, um empresário, um médico e um servidor do exército) numa estação de trem, onde eles ficam presos por causa do atraso do serviço férreo.

As quatro narrativas, propostas por um dos personagens, deveriam ser sobre o amor, e, na minha opinião, são todas tristes: amor não correspondido ou não concretizado, morte e rejeição são os principais fatores que marcam as narrativas e impedem o final feliz. Os costumes locais, o ambiente indiano e a forma de tratamento entre homens e mulheres, influenciado pela cultura, enriquecem a leitura que é prazerosa e rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário