terça-feira, 5 de maio de 2015

Servir para liderar




O monge e o executivo - uma história sobre a essência da liderança, de James C. Hunter, é um dos livros que ficou mais tempo na minha estante aguardando para ser lido, cerca de seis anos. O fato de ser um bestseller de auto ajuda, gênero que evito, é o principal motivo. A minha crença é que todo livro tem uma lição a ser oferecida, e nesse caso não foi diferente.

Seis líderes de segmentos diversos - uma diretora de escola; uma enfermeira; uma treinadora de basquete; um sargento; um pregador; e um gerente-geral de uma indústria de vidro plano - passam uma semana em um mosteiro, num retiro espiritual voltado para o aprimoramento profissional. Valiosas lições são transmitidas por Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua carreira para se tornar monge no local.

A história é narrada pelo gerente-geral, John Daily, o qual, após uma série de problemas e fracassos no campo pessoal e profissional, decide viver uma experiência diferente. Além das aulas com Simeão (nome adotado por Hoffman, já que no local os monges recebem uma nova identidade), todos devem assistir a cinco cerimônias religiosas diárias.

Além de alguns problemas de revisão, o fato de durante as aulas todos os participantes terem muito conhecimento sobre o assunto e contribuírem de forma igual ou superior ao mentor, torna a história não natural. A todo momento tem alguém com uma citação ou frase de efeito e até mesmo o tratamento entre eles não soa natural. Parece uma palestra diluída em diálogos.

Apesar dos pontos negativos, a leitura proporcionou reflexões interessantes e forneceu elementos para o crescimento individual, não só para líderes. Há lições para todos, exemplos de conduta dentro e fora das organizações para quebrarmos paradigmas e influenciarmos pessoas, indo além de simplesmente delegarmos funções, mas o fazermos com envolvimento e diálogo. Nota 7.

Algumas lições importantes
Gerir é para com as coisas, liderar é para com as pessoas.

Poder é impor e coagir, autoridade é influenciar, fazer com que a atividade seja feita de bom grado.
Modelo de liderança de Jesus (Ilustração: oblog.fariamiguel.com)

Todos podem ser líderes, já que as características são adquiridas com esforço e disciplina, sendo servir e amar ao próximo as principais delas.

Amar a todos não, necessariamente, com sentimento, mas com comportamento, com respeito e humildade.

Liderança não é estilo nem personalidade, e sim caráter e habilidade.

Modelo de liderança de Jesus, exemplo a ser seguido: Liderança > Autoridade > Serviço e Sacrifício > Amor > Vontade. Tudo começa com a vontade, escolha.

É preciso servir, atender às reais necessidades das pessoas para exercer autoridade. Devemos ser sempre honestos sobre as expectativas com o que esperamos dos liderados e nunca chamar atenção na frente dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário