terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A primeira história do nosso mundo



Por Júlia Martins
Li a obra mais recente de Alberto Mussa, intitulada A Primeira História do Mundo. O livro foi finalista do Prêmio Oceanos, que até o ano passado era chamado Prêmio Portugal Telecom. Gosto de dar uma olhada nessa lista, já que grandes autores da língua portuguesa estão sempre entre a lista de finalistas, como Valter Hugo Mãe, Gonçalo Tavares entre outros.

Mussa fez jus à indicação para ficar ao lado da obra desses grandes escritores. A Primeira História do Mundo fala sobre o primeiro assassinato acontecido no Brasil, mais especificamente na vila que deu origem ao Rio de Janeiro. 

O autor se baseou em alguns documentos da época para recontar essa história, mas o que dá o charme ao livro não são os fatos históricos e sim as lendas e mitos indígenas presentes ao longo do livro para poder construir seu argumento do possível assassino. Além disso, também há outras histórias e lendas construídas no desenrolar da conquista do Brasil.

O que refleti durante a leitura foi como sabemos tão pouco da cultura indígena brasileira, um dos pilares do desenvolvimento de nossa nação. Infelizmente, hoje sei mais de outros povos originários das Américas como os incas do que os índios brasileiros, pois outros países como Chile e Peru realizam um trabalho muito bonito no desenvolvimento do turismo cultural de seus povos. 

Vejo uma falha grave na educação brasileira no que concerne à história dos povos que ocupavam o que hoje é o território brasileiro, seus costumes, sua cultura, sua identidade. Esse livro, para mim, veio como uma forma de ocupar esse vazio de nossa história. E, para completar, não é um livro chato ou maçante, como muitos reclamam da obra de José de Alencar. Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário