quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Desafio Livrada! 2016



Com um novo ano, novos desafios... literários. Para 2016, decidi incorporar três à rotina (falo dos outros dois em outro post), o que já é muita coisa considerando trabalho, mestrado, vida social, séries e filmes. Quero testar se o comprometimento com metas me ajuda a aumentar a quantidade de livros lidos.

O blog Livrada!, todo o ano lança um desafio com 15 categorias de leituras, achei a ideia muito bacana e decidi entrar também na brincadeira. O tema de 2016 é “Conhece-te a ti mesmo”, o que tem tudo para proporcionar ótimas leituras. Confira vídeo do Yuri explicando o Desafio:

Atendendo aos critérios, estabeleci minha lista:
1- Um prêmio Nobel: Cem anos de solidão / Gabriel García Márquez
2- Um livro russo: Noites brancas / Fiódor Dostoiévski
3- Um cânone da literatura ocidental: Odisseia / Homero
4- Uma novela: Novelas exemplares / Miguel de Cervantes
5- Um livro que você não sabe por que tem: Marley & Eu / John Grogan
6- Um autor do seu estado: 1968 - o Ano Que não Terminou / Zuenir Ventura
7- Um livro publicado por uma editora independente: A sordidez das pequenas coisas / Alessandro Garcia (livro da Não editora)
8- Uma ficção histórica: Azincourt / Bernard Cornwell
9- Um livro maluco: Laranja mecânica / Anthony Burgess
10- Um livro que todo mundo já leu menos você: Dom Casmurro / Machado de Assis
11- Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta: Lolita, Vladimir Nabokov (um dos livros favoritos de Jeffrey Eugenides, segundo o Flavorwire)
12- Um livro bobo: Os Goonies / James Kahn
13- Um romance de formação: O apanhador no campo de centeio / J. D. Salinger
14- Um livro esgotado: A Montanha Mágica / Thomas Mann
15- As aventuras do bom soldado Svejk

A grande maioria dos livros eu tenho ou pegarei emprestado com a Júlia. Comprarei somente: 1968 - o Ano Que não Terminou, A sordidez das pequenas coisas, Lolita, A Montanha Mágica e As aventuras do bom soldado Svejk.

A Júlia este ano decidiu não participar por ter perdido o foco do desafio dela no ano passado, o qual você pode conferir aqui.

5 comentários:

  1. Como faz para ler A montanha mágica? Acho que não tem nem em ebook. Queria ler tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stephanie. Pensei em procurar em sebos ou na Estante Virtual. A Saraiva lançou também uma edição de bolso do livro. Há boatos que a Companhia das Letras irá publicá-lo, vamos ver.

      Excluir
  2. Na Estante Virtual tem sim, um pouco salgado. Acabei buscando em bibliotecas e descobri que tem na nova biblioteca parque aqui do Rio :)
    Essa edição de bolso da Saraiva seria perfeita para mim, prefiro edições práticas de carregar, obrigada pela dica, vou pesquisar.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua lista. Não sei qual livro bobo vou escolher. Se não tivesse já lido Os Goonies, seria ele. Vou ler Dom Casmurro também como o livro que tido mundo já leu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Thaís. Que bacana nossas coincidências de escolha. Considerei como livro bobo, os infantojuvenis e os best-sellers. Abraço!

      Excluir