segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Incursões no mundo da ficção científica



Por Júlia Martins
Não sei se pelo bom trabalho da editora Aleph, pelos lançamentos de filmes de franquias de sucesso ou refilmagens, mas o universo da ficção científica está cada dia mais popular. Assumo que não tenho muito conhecimento sobre esse gênero, mas li, há algum tempo, o livro de Philip K. Dick, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? e adorei.

Então resolvi investir na leitura de outra autora super renomada, Ursula Le Guin, com sua obra prima A Mão Esquerda da Escuridão. Entretanto, não tive a mesma boa experiência. O livro tem bom enredo e ela faz belo trabalho na construção de um mundo onde todos os seres são andróginos. 

A história é protagonizada por Genly Ai, representante de um grupo de planetas associados, tipo uma União Europeia, chamado Ekumen. Ele é enviado para um planeta remoto e frio, chamado Gethen, mais popularmente conhecido como Inverno por suas temperaturas baixíssimas. 

Nesse planeta, Genly tem que convencer os governantes dos países a se juntarem ao Ekumen, com o objetivo de realizar troca de desenvolvimentos tecnológicos e demais conhecimentos, além de realizar transações comerciais. Contudo, como seria possível imaginar caso algo do tipo acontecesse em nosso planeta, ele enfrenta o medo e a descrença dos políticos dos países. 

Para piorar, a pessoa que mais acreditava nele e foi seu interlocutor com o presidente do país aonde chegou, foi banida do país por ser considerado um traidor. Punição recebida justamente pela sua relação próxima ao alienígena e o desconhecimento e receio das pessoas em relação aos reais motivos da chegada do forasteiro.

A partir daí, a vida do protagonista se torna complicada e ele resolve ir para o país vizinho na esperança de ter melhores chances de ser ouvido e compreendido. Mas seu objetivo fica cada vez mais distante, dado ao intrincado jogo político exercido com sua presença e poder. Por isso, Genly passa a correr sérios riscos de vida. Desse ponto para frente, o livro se torna uma grande aventura de fuga e sobrevivência, que não vou detalhar já que é o ponto alto da história.

Apesar de ser uma boa história, não foi um livro de fácil leitura para mim, não fluiu. Acho que os detalhamentos, necessários pelo ambiente ser um universo criado à parte, se tornaram muito maçantes. Um bom livro, mas não é meu estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário