segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Micróbios #Um conto por dia

Dentro do novo projeto do ano de ler um conto por dia, finalizei a leitura de um livro que foi muito comentado pelos leitores no ano passado: Micróbios, de Diego Vecchio. O livro é a reunião de nove contos que têm em comum os temas doença e literatura.

Quando ouvi falar do livro, imaginei que fosse uma grande homenagem à literatura e que seria um prato cheio para nós, amantes dessa arte. Isso não deixa de ser verdade, mas o livro não me encantou como prometia.

Histórias como a das gêmeas siamesas em que uma delas escreve uma peça de teatro polêmica que acaba levando ambas à prisão, da menina japonesa anoréxica que se alimenta basicamente de balas de gengibre, ou melhor dizendo, das mensagens contidas nas embalagens das balas, além da do escritor argentino que após um grande sucesso com livros de vampiros do bem entra em coma e, ao sair, passa por uma cirurgia de transplante cerebral, têm consequências cômicas e são divertidas, mas não passam disso.

O clima onírico e as cenas fantásticas construídas pelo autor são interessantes e bem malucas muitas vezes, mas não emocionam, não tocam como o realismo fantástido de Gabriel Garcia Marquez. Parece que nos livros do autor colombiano, o mágico aparece para exacerbar a humanidade de suas histórias, enquanto o livro do argentino parece apenas ser um grande exercício de construção de cenas estranhas, quanto mais estranhas melhor. Não havia um significado por trás das histórias, não havia algo para refletir.

Fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa, algo para nos conectar às histórias, não é um livro que me lembrarei facilmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário