quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Projeto: Um conto por dia


Mais uma proposta literária que assumimos em 2016, a Júlia e eu, foi a leitura de um conto por dia. Motivos: ler mais, movimentar os (muitos) livros de contos que temos, começar ou terminar o dia com uma leitura fácil e rápida e estimular nossa criatividade.

A ideia é muito simples, basta ler um conto por dia. Nestes seis primeiros dias do ano todo tem dado certo. Costumo ler antes de sair para trabalho, logo após levantar e tomar banho. Quando não der para ler, no dia seguinte precisamos ler dois. Serão, no mínimo, 366 contos durante o ano, que é bissexto. A proposta inicial são contos, mas não impede que poemas* e crônicas também entrem na jogada.

O que é um conto?
Segundo o UOL Educação http://goo.gl/67HlG1, o conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.

*Expliquei a diferença entre poema e poesia, brevemente, aqui. Complemento que o poema é um gênero textual, já a poesia é uma atitude criativa que pode estar presente até mesmo em situações cotidianas.

3 comentários:

  1. Olá, gostei muito da ideia, tenho um livro de contos em três volumes que está esperando para ser lido há algum tempo... Posso fazer esse desafio no meu blog? Com créditos seus, claro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emylle! Muito obrigado pela visita e pelo cometário. Pode fazer sim, será um prazer. Deixe o link do seu blog que irei lá visitar e acompanhar seu desafio também.

      Excluir
    2. Eu que agradeço :) http://www.livreelephant.com/#!um-conto-por-dia/j67fa

      Excluir