quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Contos da Mamãe Gansa #Um conto por dia



Por Júlia Martins



Mais um para o desafio de um conto por dia que está saindo melhor que a encomenda. Achei que ler um conto por dia ia ser pesado, mas além de até agora estar muito tranquilo, é uma ótima forma de colocar em dia a leitura dos livros de contos e, ao mesmo tempo, poder curtir cada história. Antes eu começava a ler um livro de contos e muitas vezes lia dois, três ou quatro contos em um dia só. Como são histórias independentes, acho difícil absorver as peculiaridades, as sutilezas, o clima de cada um.

Enfim, acabei de ler Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault, que ao contrário do que muita gente acredita, é o verdadeiro autor dos contos de fadas mais famosos do mundo. Muitos acham que são dos Irmãos Grimm, mas uma pesquisa na internet me revelou que Charles Perrault viveu antes dos irmãos e alguns contos dessa coletânea foram posteriormente reescritos pela dupla.

As histórias são as que todos já conhecemos desde a infância: Bela Adormecida, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Pequeno Polegar, mas existem algumas outras menos conhecidas, embora não menos interessantes como As fadas, Pele de Asno e Riquet, o Topetudo. Vale a pena revisitar essas histórias que fazem parte da construção moral do mundo ocidental e ver o que realmente foi escrito no original (sim, a Disney inventou um bocado de coisas para tornar as histórias maiores e mais adequadas ao público infantil).

Entretanto, o mais especial dessa leitura foi a edição primorosíssima da Cosac Naify (continuo de luto com seu fim. Acho que perdemos uma das melhores editoras do mundo). Sei que já falei de outras edições da Cosac por aqui, mas essa é realmente especial e, em minha opinião, o livro mais bonito que tenho. Cada um dos contos tem um projeto gráfico, ilustrações e até o papel diferente. A equipe responsável pelo trabalho se chama Milimbo, são espanhóis especializados em ilustração de contos de fadas. Sinto-me privilegiada de poder ter acesso a esse trabalho que considero uma verdadeira arte, e recomendo a todos que comprem seus exemplares antes que se esgotem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário