quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Um livro genial



Por Júlia Martins

Acabei recentemente a leitura do livro A Amiga Genial, de Elena Ferrante. Que livro maravilhoso! Foi um dos primeiros lidos em 2016, e já tenho certeza que estará na lista de melhores leituras do ano. Percebi o impacto que o livro teve em mim quando, ao finalizar a leitura, corri para a internet para saber quando seria o lançamento do segundo volume, pois esse é o primeiro de uma série denominada Napolitana.

A história se passa em Nápoles no pós-guerra e conta a história da amizade entre duas meninas, Elena (a narradora) e Lila (Rafaella), desde a infância até os seus 16 anos. Elena narra suas incertezas e experiências em um bairro marcado pela violência e pobreza, no subúrbio da cidade. Ao longo da narrativa, vamos conhecendo um pouco das duas meninas, Lila que é mais livre, selvagem e extremamente cativante e encantadora; e Elena que se vê às margens de sua amiga e é uma menina mais centrada, estudiosa e contida.

A maestria da obra está no modo como a autora a narra. Deixo um trecho do próprio livro que para mim descreve isso muito bem: “... ela se expressava com frases de extremo apuro, sem nenhum erro, mesmo sem ter continuado os estudos, mas – além disso – não deixava nenhum vestígio de inaturalidade, não se sentia o artifício da palavra escrita. Eu lia e ao mesmo tempo, podia vê-la, escutá-la. Sua voz era um fluxo que me arrebatava e me transportava como quando discutíamos entre nós, e no entanto era inteiramente depurada das escórias de quando se fala, da confusão oral...”.

A boa notícia é que teremos mais três volumes para apreciar essa escrita tão natural, as histórias dessas amigas tão comuns, tão próximas de nós e tudo com esse toque de genialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário